top of page

A PLANTA E O ANIMAL NACIONAL DA UCRÂNIA

Cegonha (leleka em ucraniano) é pássaro oficial e favorito dos ucranianos. O seu nome foi dado pelo Deus do amor e do bem, chamado Leila. As crianças nascem do amor. 


Como a cegonha traz as crianças nas nossas casas, ela é o símbolo de nascimento. Antigamente as pessoas falavam que Lelia (o Deus) mora na alma das pessoas boas e a cegonha (leleka) faz seu ninho em cima da casa destas pessoas. A cegonha também representa o símbolo do amor pelos pais, que te deram a vida, por isso ela significa o bem-estar da família e amor por sua terra. 


Há muitos ucranianos com sobrenomes da cegonha, alguns rios e aldeias se chamam "cegonha" ou "lar da cegonha". 


a foto é do Steve Heath


Na minha infância foi tão raro encontrar uma cegonhas mas hoje dia é só sair passear no campos mesmo perto de estrada e você pode ter este prazer ver este pássaro lindo e até encontrar o ninho dele.


Os pássaros constroem suas casas de maneira confiável, fortalecendo-as com arbustos, grama e galhos de árvores em várias fileiras. Não é surpreendente que o ninho de cegonha-branca médio pesa até 250 kg e seu diâmetro é de 1,5 metros.


Acontece que cegonhas têm ninhos de pais para filhos. Cada nova geração de cegonhas, claro, conserta seu ninho, mas não há necessidade de construir um novo. Os investigadores encontraram o ninho de cegonha mais antigo da Europa, com 400 anos.



Viburnum (Kalyna em ucraniano) é a planta nacional da Ucrânia. Ele é o símbolo da vida, do sangue e do fogo. Alguns pesquisadores associam o seu nome com o sol, calor, respingos de luzes. O Viburnum muitas vezes faz o papel de árvore do mundo, no topo da qual os pássaros comem as frutas e levam mensagens às pessoas, às vezes do outro mundo. E a árvore conecta o mundo dos mortos com o mundo dos vivos. 


O Viburnum simboliza a maternidade: o arbusto é a mãe, as flores e os frutos são as crianças. Também é a personificação da casa, dos pais e tudo caseiro. O Viburnum é o símbolo atemporal de união do povo: vivos com os que já partiram para outro mundo e aqueles que ainda não nasceram. 


O Viburnum encarna a Ucrânia em si. Imagens do Viburnum pode ser encontradas nas roupas, casas e nas louças.

a foto é do Valerii Baryshpolets


Se quiser saber mais curiosidades e novidades da Ucrânia, siga nos no Instagram: @Azul.e.Amarelo ou assina nossa newsletter no final da página.


Não esqueçam também dar uma olhada nos nossos artesanatos da Ucrânia.


1.922 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page